6/30/2014

Resumo: Avaliação Mediadora

 Uma Prática da Pré-Escola à Universidade
Jussara Hoffmann
Esta obra discute a avaliação numa perspectiva construtivista que se contraponha à prática de avaliação tradicional, buscando o sentido em direção a uma escola igualitária e libertadora desde a educação infantil, o ensino fundamental, médio, até a universidade.

O livro inicia com a discussão da escola de qualidade e sobre o compromisso de manter na escola o aluno favorecendo lhe de fato o acesso ao saber (não simplesmente por promovê-lo), a outros graus de ensino, de permanência e continuidade nos estudos. Melhoria da qualidade do ensino requer: escolaridade para todas as crianças e escolas que compreendam essas crianças a ponto de auxiliá-las a usufruir seu direito ao ensino fundamental no sentido de sua promoção como cidadãos participantes nesta sociedade; que perceba a educação como direito da criança consciente desse direito.

Numa perspectiva construtivista da avaliação, a questão da qualidade do ensino deve ser analisada em termos dos objetivos efetivamente perseguidos no sentido do desenvolvimento máximo possível dos alunos, à aprendizagem, no seu sentido amplo, alcançada pela criança a partir das oportunidades que o meio lhe oferece.


Jul/2013