50 questões enviadas por um colaborador do Blog Destaque Educação, e publicado na íntegra, feitas algumas correções e como solicitado por ele devemos divulgar o gabarito, então no final da postagem tem o link para o gabarito.
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Ótimo teste: 150 Questões com gabarito
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Ótimo teste: 150 Questões com gabarito
1. Se uma pessoa vier a ser obrigada a fazer
(ou parar de fazer) alguma coisa, que não esta prevista em lei, haverá:
a) crime de constrangimento ilegal
b) contravenção penal
c) infração disciplinar
d) todas as alternativas estão corretas
a) direito adquirido
b) ato jurídico perfeito
c) coisa julgada
d) todas as alternativas estão corretas
3. O crime de tortura, e considerado:
a) inafiançável e insuscetível de indulto
b) insuscetível de graça ou anistia
c) inafiançável e insuscetível de graça ou
anistia
d) afiançável mas insuscetível de graça e
indulto
4. A pena será cumprida de acordo com a
natureza do delito, a idade e o sexo do apenado em:
a) estabelecimento fechado
b) casas de albergue noturno
c) estabelecimentos distintos
d) qualquer estabelecimento desde que haja
vaga
5. O preso tem o seu respeito à integridade física
e moral:
a) assegurados pelo Direitos do Cidadão
Recluso
b) assegurados pela Constituição Federal
c) assegurados pela Igreja Batista
d) assegurados pelo Vaticano
6. Ninguém será preso senão em flagrante
delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciaria competente,
salvo nos casos de:
a) transgressão militar ou crime propriamente militar,
definidos em lei
b) transgressão civil
c) crimes de corrupção administrativa
d) crimes de responsabilidade
7. Ninguém será considerado culpado até:
a) que confesse o crime
b) o transito em julgado de sentença penal
condenatória
c) a condenação em primeira instância
d) a condenação em segunda instância
8. O preso será informado de seus direitos,
entre os quais:
a) proibir visita
b) poder fumar
c) permanecer calado
d) poder confessar o crime
9. Será concedido o pedido de Habeas Corpus:
a) sempre que alguém sofrer ou se achar
ameaçado de sofrer violência
b) sempre que alguém sofrer ou se achar
ameaçado do sofrer coação em sua liberdade de locomoção
c) quando houver ilegalidade ou abuso de poder
d) todas as alternativas estão corretas
10. Conceder-se-á Mandado de Injunção sempre
que:
a) a falta de norma regulamentadora torne
inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas
inerentes à nacionalidade.
b) a falta de norma regulamentadora torne
inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas
inerentes à soberania
c) a falta de norma regulamentadora torne
inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas
inerentes à cidadania;
d) a falta de norma regulamentadora torne
inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas
inerentes à nacionalidade, a soberania e a cidadania.
11. Para assegurar o conhecimento de informações
relativas a pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de
entidades governamentais ou de caráter público, conceder-se-á:
a) mandato de segurança
b) mandado de segurança coletivo
c) habeas data
d) mandado de injunção
12. Para proteger direito liquido e certo, não
amparado por “habeas-corpus” ou “habeas-data” , quando o responsável pela
ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica
no exercício de atribuições do Poder Público, conceder-se-á:
a) mandado de segurança
b) mandado de injunção
c) mandato de segurança
d) mandato de injunção
13. Para a retificação de dados, quando não se
prefira faze-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo, caberá a impetração
de:
a) habeas data
b) mandado de segurança coletivo
c) mandado de injunção
d) habeas corpus
14. São gratuitos para os reconhecidamente
pobres, na forma da lei:
a) o registro civil de nascimento
b) a certidão de óbito
c) o registro civil de nascimento e a certidão
de óbito
d) todas as certidões feitas em Cartório Civil
15. Segundo a Constituição Federal a todos, no
âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do
processo e os meios que garantam:
a) a celeridade de sua tramitação
b) a procedência da ação
c) a improcedência da ação
d) todas as alternativas estão corretas
16. Os tratados e convenções internacionais
sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,
em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão
equivalentes:
a) as leis estaduais
b) as emendas constitucionais
c) as medidas provisórias
d) todas as alternativas estão corretas
17. O Brasil se submete a jurisdição de
Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha:
a) aceitado em documento particular
b) manifestado interesse
c) manifestado adesão
d) todas as alternativas estão corretas
18. Segundo a Constituição Federal a todos, no
âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do
processo e os meios que garantam:
a) a celeridade de sua tramitação
b) a procedência da ação
c) a improcedência da ação
d) todas as alternativas estão corretas
19. Os tratados e convenções internacionais
sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,
em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão
equivalentes:
a) as leis estaduais
b) as emendas constitucionais
c) as medidas provisórias
d) todas as alternativas estão corretas
20. O Brasil se submete a jurisdição de
Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha:
a) aceitado em documento particular
b) manifestado interesse
c) manifestado adesão
d) todas as alternativas estão corretas
21. Para a Constituição Federal, a previdência
social e considerada:
a) garantia individual
b) dever social
c) obrigação social
d) direito social
22. Para a Constituição Federal, a educação e
considerada:
a) direito social
b) dever social
c) obrigação social
d) garantia individual
23. Segundo nossa a Constituição Federal, a saúde
e considerada:
a) dever social
b) direito social
c) obrigação social
d) garantia individual
24. O trabalho para a Constituição Federal, e
considerado:
a) dever social
b) direito social
c) obrigação social
d) garantia individual
25. Segundo nossa Carta Magna, o lazer e
considerado:
a) dever social
b) obrigação social
c) direito social
d) garantia individual
26. A educação, direito de todos e dever do
Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,
visando:
a) ao pleno desenvolvimento da pessoa
b) o preparo da pessoa para o exercício da
cidadania
c) a qualificação da pessoa para o trabalho
d) todas as alternativas estão corretas
27. A educação, direito de todos e dever:
a) do Estado e da família
b) do Estado
c) da Família
d) do Professor
28. O dever do Estado com a educação será
efetivado mediante a garantia de:
a) ensino fundamental, facultativo e gratuito,
assegurada, inclusive, sua oferta gratuita par todos os que a ele não tiverem
acesso na idade própria
b) progressiva universalização da educação
infantil gratuita
c) atendimento em creche e pré-escola as crianças
de zero a cinco anos de idade
d) oferta de diurno e vespertino regular,
adequado as condições do educando
29. Assinale a alternativa correta:
a) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito e
direito publico subjetivo.
b) O não oferecimento do ensino obrigatório
pelo Poder Publico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade
competente.
c) Compete ao Poder Publico recensear os
educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais
ou responsáveis, pela frequência a escola.
d) todas as alternativas estão corretas
30. A pessoa ate doze anos de idade
incompletos e considerada:
a) adolescente
b) adulto
c) criança
d) pré-adolescente
31. E dever da família, da comunidade, da
sociedade em geral e do poder publico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação
dos direitos referentes a vida, a saúde, a alimentação, a educação, ao esporte,
ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, ao respeito, a
liberdade e a convivência familiar e comunitária. Essa garantia de prioridade
compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em
quaisquer circunstâncias
b) precedência de atendimento nos serviços públicos
ou de relevância pública
c) preferencia na formulação e na execução das
politicas sociais públicas
d) todas as alternativas estão corretas
32. Nenhuma criança ou adolescente será objeto
de qualquer forma de:
a) discriminação, violência ou crueldade.
b) negligência, exploração ou violência.
c) exploração, crueldade, violência e opressão.
d) negligência, discriminação, exploração, violência,
crueldade e opressão.
33. A criança e o adolescente têm direito:
a) a liberdade
b) ao respeito
c) a dignidade
d) todas as alternativas estão corretas
34. E proibido qualquer trabalho a menores de:
a) doze anos de idade, ainda que na condição
de aprendiz.
b) quatorze anos de idade, salvo na condição
de aprendiz.
c) dezesseis anos de idade, ainda que na condição
de aprendiz.
d) dezoito anos de idade, salvo na condição de
aprendiz.
35. O poder público, na esfera de sua competência
federativa, deverá:
a) recensear anualmente as crianças e adolescentes
em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.
b) fazer-lhes a chamada pública
c) zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela
frequência a escola.
d) todas as alternativas estão corretas
36. A educação básica e formada pela:
a) educação infantil, ensino fundamental e
ensino médio.
b) educação infantil e ensino médio
c) ensino fundamental e superior
d) educação infantil e superior
37. O ensino fundamental terá duração mínima
de:
a) 4 anos
b) 5 anos
c) 9 anos
d) 3 anos
38. O ensino médio terá duração mínima de:
a) 4 anos
b) 5 anos
c) 8 anos
d) 3 anos
39. A educação profissional e tecnológica
abrangera os seguintes cursos:
a) de formação inicial e continuada ou qualificação
profissional
b) de educação profissional técnica de nível médio
c) de educação profissional tecnológica de graduação
e pós-graduação
d) todas as alternativas estão corretas
40. As Diretrizes Curriculares Nacionais
específicas para as etapas e modalidades da Educação Básica devem evidenciar o
seu papel de indicador de opções politicas, sociais, culturais, educacionais, e
a função da educação, na sua relação com um projeto de Nação, tendo como referência
os objetivos:
a) legislativos
b) constitucionais
c) socioeducativo
d) todas as alternativas estão corretas
41. As bases que dão sustentação ao projeto
nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e
a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo
com os princípios de:
a) igualdade de condições para o acesso, inclusão,
permanência e sucesso na escola.
b) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e
divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
c) coexistência de instituições públicas e
privadas de ensino.
d) todas as alternativas estão corretas.
42. A forma de organizar o trabalho
didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados as disciplinas
e as áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas, denominam-se:
a) ações didático-pedagógicas
b) dinamismo
c) transversalidade
d) todas as alternativas estão corretas
43. Os objetivos da formação básica das crianças,
definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do
Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais,
ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo, mediante:
a) desenvolvimento da capacidade de aprender,
tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
b) foco central na alfabetização, ao longo dos
3 (três) primeiros anos.
c) compreensão do ambiente natural e social,
do sistema politico, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos
valores em que se fundamenta a sociedade.
d) todas as alternativas estão corretas.
44. A identidade da escola do campo e definida
pela vinculação com as questões inerentes a sua realidade, com propostas pedagógicas
que contemplam sua diversidade em todos os aspectos, tais como:
a) sociais, culturais e econômicos.
b) sociais, culturais, políticos, econômicos,
de gênero, geração e etnia.
c) de etnia e raça
d) políticos, econômicos e de gênero.
45. São elementos constitutivos para a operacionalização
destas Diretrizes o projeto politico-pedagógico e o regimento escolar:
a) o sistema de avaliação; a gestão democrática
e a organização da escola; o professor e o programa de formação docente
b) a gestão democrática e a organização da
escola
c) organização da escola; o professor e o
programa de formação docente.
d) o sistema de avaliação e a organização da
escola
46. A promoção e a classificação no Ensino
Fundamental e no Ensino Médio podem ser utilizadas em qualquer ano, série,
ciclo, módulo ou outra unidade de percurso adotada, exceto na primeira do
Ensino Fundamental, alicerçando-se na orientação de que a avaliação do
rendimento escolar observara os seguintes critérios:
a) avaliação continua e cumulativa do
desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os
quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas
finais.
b) possibilidade de aceleração de estudos para
estudantes com atraso escolar.
c) possibilidade de avanço nos cursos e nas
series mediante verificação do aprendizado.
d) todas as alternativas estão corretas
47. Os sistemas de ensino tomarão providências
no sentido de garantir o direito de alunos afrodescendentes de frequentarem
estabelecimentos de ensino de qualidade, que contenham instalações e
equipamentos sólidos e atualizados, em cursos ministrados por professores
competentes no domínio de conteúdos de ensino e comprometidos com a educação de
negros e não negros, sendo capazes de corrigir:
a) posturas que impliquem respeito ao próximo.
b) atitudes de aversão e discriminação.
c) posturas, atitudes, palavras que impliquem
desrespeito e discriminação.
d) todas as alternativas estão corretas.
48. A Educação em Direitos Humanos, com a
finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se
nos seguintes princípios:
a) dignidade humana e igualdade de direitos.
b) reconhecimento e valorização das diferenças
e das diversidades.
c) laicidade do Estado e democracia na educação.
d) todas as alternativas estão corretas
49. E assegurado as pessoas transexuais e
travestis, o direito a escolha de tratamento nominal nos atos e procedimentos
promovidos no âmbito da:
a) administração privada
b) Administração direta e indireta do Estado
de São Paulo.
c) Administração indireta do Município de São Paulo.
d) todas as alternativas estão corretas.
50. O projeto educacional de implantação do
regime de progressão continuada devera especificar, entre outros aspectos,
mecanismos que assegurem:
a) avaliação institucional interna e externa
b) avaliação da aprendizagem ao longo do
processo, conduzindo a uma avaliação continua e cumulativa da aprendizagem do
aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.
c) articulação com as famílias no
acompanhamento do aluno ao longo do processo, fornecendo-lhes informações sistemáticas
sobre frequência e aproveitamento escolar.
d) todas as alternativas estão corretas
Caro Candidato,
Alguns erros de “digitação” podem ocorrer...
Pensando nisso, colocamos ao lado de cada
resposta (de Legislação) o texto legal referente a questão. Assim, em caso de
dúvida quanto a resposta, você poderá conferir na apostila - de acordo com
texto legal indicado - qual a resposta correta (o que vale e o texto da lei -
sempre!!!)
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Jun/2014
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