Total de visitas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Resumo: A Prática Educativa de Antoni Zabala

Antoni Zabala
Fique sempre atualizado

As investigações que os membros do LETPEF vêm realizando têm referenciado algumas obras utilizadas na elaboração de documentos oficiais para o sistema educacional brasileiro, como os PCNs, as DCNs e os RCNs. Nesse sentido, trabalhos como os de César Coll e Antoni Zabala foram revisados criticamente, a fim de aprofundar estudos sobre a compreensão do papel da Educação Física no contexto escolar.
A resenha que se segue reporta alguns pontos de uma dessas obras, de acordo com pressupostos norteadores do LETPEF, como o ensino reflexivo, a preocupação com a cidadania, e a contextualização da Educação Física. Assim, relações foram tecidas quanto à Educação Física Escolar, balizadas pela proposta de Zabala.
Quanto aos capítulos analisados, sua seqüência pode ser apreendida mais adequadamente se considerarmos que foram textos avulsos sobre temas da prática docente. Por isso, sua organização requereu certas digressões. Acerca das críticas em relação às dimensões do conteúdo, pensamos que sua principal contribuição pode ser uma tentativa de superação da exclusividade procedimental nas aulas de Educação Física.